Manutenção Preventiva: Cuidando do Pretinho

A revisão geral nos veículos de passeio é necessária e importante para evitar imprevistos e aumentar a segurança de toda a família.

O pneu correto:

Verifique sempre o desenho da banda de rodagem, o índice de carga e o símbolo de velocidade, que devem ser compatíveis com o recomendado pela montadora.

Nunca misture pneus de marcas, medidas, tipo de construção (radial ou convencional) e desenhos da banda diferentes, bem como pneus novos com usados ou reformados.

Rodízio:

O rodízio de pneus que deve ser feito a cada 5 mil quilômetros, indicado para compensar diferenças em desgastes, permitindo um aumento em quilometragem e em eficiência e proporcionando boa estabilidade. Importante: o primeiro rodízio do veículo é o mais importante.

Verifique a pressão de ar:
Fique de olho no desgaste do pneu, a sua vida útil e principalmente o consumo do veículo. Um ítem importante é pressão de ar que  deve ser checada semanalmente ou, no máximo, a cada 15 dias.

Balanceamento:
O balanceamento das rodas deve ser feito sempre que for realizada a troca dos pneus, o rodízio (que deve acontecer a cada 5 mil quilômetros) ou algum reparo no pneu ou na câmara de ar. Outros indícios de que o serviço deve ser feito são sinais de vibração ou desgaste irregular na banda de rodagem.

Alinhamento:
O  alinhamento oferece eficiência maior da rodagem do pneu, melhor dirigibilidade e eficiência na hora de esterçar. A maneira mais simples de saber se há necessidade de alinhamento é prestar atenção se os pneus estão cantando nas curvas e se os volantes ficam tortos nas retas.

RESUMINDO…

  • A pressão baixa é uma das principais causas de desgaste dos pneus.
  • Compre pneus de marcas conhecidas. Evite escolher pneus apenas pelo critério do preço mais baixo. Em geral a durabilidade justifica a despesa.
  • Lembre-se de que há uma pequena diferença de calibração na pressão dos pneus, dependendo da situação em que você vai usar o carro: na estrada, na cidade, com mais ou menos peso.
  • Rodar com os pneus baixos aumenta o consumo de combustível.
  • Não subestime a importância dos pneus. Eles podem fazer a diferença em situações de risco.

Deixe um comentário